AÇÃO SOCIAL

AÇÃO SOCIAL

Acreditar é Preciso

“Acreditar é Preciso” foi o nome escolhido para o projeto de ação social junto aos moradores da vila de pesca na praia do Dengue.

Esta ação teve seu início durante a construção da estrutura inicial do Catanas Point, surf camp idealizado pelo dentista Sergio Torres em fevereiro de 2017.

Durante suas viagens para a praia do Dengue onde começou o trabalho de construção da casa, sombras, banheiros, chuveiros e área de campismo, alguns dos trabalhadores envolvidos apresentavam problemas dentários e pediram ajuda ao Sergio.

A partir disso resolveu comprar um consultório portátil e iniciar atendimentos emergenciais para solucionar principalmente o problema das dores causadas por dentes infectados e cariados através da exodontia (extração) desses dentes.

 

Após alguns tratamentos emergenciais realizados aos trabalhadores e seus parentes, outros integrantes da vila de pescadores começaram a procurar ajuda mas como o tempo era pouco pois ficava 3 dias por semana e tinha que fazer as obras de construção do surf camp, Sergio idealizou uma ação social no final das obras estruturais e começou a planejar como e quando deveria acontecer.

Decidiu então pelo feriado de 2 de novembro de 2017 e em setembro iniciou uma triagem com crianças que receberiam o atendimento no dia da ação. Foram 4 finais de semanas e 30 crianças selecionadas, começou a divulgar e pedir doações de brinquedos e roupas para distribuir entre os moradores da vila. Reuniu mais três dentistas que trabalhavam em sua clínica na cidade de Luanda e alguns amigos interessados em ajudar na ação e foram para o feriado.

Além das crianças que receberam atendimento odontológico, fizeram palestras sobre higiene oral, coleta de lixo, preservação do meio ambiente e inúmeras brincadeiras com as crianças; entregaram os materiais doados e fizeram uma aula de surf para a garotada.

A partir disso iniciaram-se as aulas de surf para seis crianças que recebem alimentação (café da manhã, almoço e lanche) durante os dias de aulas.

Em 2018 depois de conversas com os responsáveis e coordenadores da vila dos pescadores resolveram iniciar aulas de educação para 40 crianças e foi contratada uma professora que em condições ainda precárias iniciou o ano letivo. Um local está sendo revitalizado e serão construídos uma escola e o posto de saúde. Com parte da estrutura já pronta, Sergio comprou cimento e blocos para terminar de levantar as paredes. Agora precisam de ajuda para terminar de cimentar o chão e cobrir a escola. Uma ong está sendo criada para poder receber doações e formalizar legalmente as atividades perante o governo.

Em maio de 2018 aconteceu a primeira surf trip de amigos brasileiros para o Catanas Point e uma ação social foi idealizada por eles. Foram trazidos kits de higiene (escovas, pastas dente, sabonetes e folhetos explicativos), roupas e brinquedos tudo com apoio da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) e durante um dia os surfistas contribuíram com tempo de suas férias para ajudar crianças e adultos angolanos carentes. Atendimentos odontológicos, palestras e outras atividades fizeram desta uma surf trip diferente e a ideia é repetir esta atitude a cada chegada de novos surfistas para conhecer as ondas sem crowd e trazer este espírito de solidariedade e boas ações.

O projeto “Acreditar é Preciso” segue em frente e até o final deste ano tentarão cumprir a meta para concluir a cobertura e o piso em cimento da escola, comprar as cadeiras e material escolar para que em 2019 possam atingir 40 crianças por período e dar ensinamentos a 80 (manhã e tarde).

Os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos conforme as necessidades e novas ações mais abrangentes estão sendo planejadas.

AJUDAS SERÃO BEM VINDAS!